O Polietileno (PE) é utilizado para vários tipos de produtos finais.
Alguns dos processos para obtenção de cada tipo de produto:
Extrusão: tubulações, películas, fios e cabos. Extrusão e sopro: sacolas e tubos de fino calibre. Extrusão e sopro de corpos ocos: garrafas de diferentes tamanhos. Moldagem por injeção: partes em 3D e com formas complexas. Injeção e sopro: garrafas de diversos tamanhos. Rotomoldagem: depósitos e formas ocas de grandes dimensões.
O PE (polietileno) é naturalmente translúcido. A modificação de cor é feita por três procedimentos:
Colorir todo o PE antes do processamento. Inserir pigmento em pó antes do processamento. Utilizar concentrado de cor (masterbatch).
De acordo com a finalidade de uso, são acrescentados os aditivos, como por exemplo, antioxidases, antichama, antiestáticos, antibactérias.
Polietileno de densidade igual ou maior que 0,941 g/cm³. Baixo nível de ramificações, com alta densidade e altas forças intermoleculares.
Resistente às altas temperaturas; Alta resistência à tensão, compressão e tração; Impermeável; Inerte ao conteúdo (baixa reatividade); Atóxico; Reciclável.
Frascos para detergentes, xampu, pintura, azeites, sorvetes, etc.; Caixas para peixes, latas, garrafas, etc; Tubulações (dutos) para gás, telefonia, água potável, lâminas de drenagem, etc; Material para recobrir tanques, canais, fossas de neutralização, etc.
Atóxico; Flexível; Leve; Transparente; Inerte ao conteúdo; Impermeável; De fácil processamento; Reciclável.
Bolsas e sacolas de lojas, supermercados, congelados, industrializados, etc; Embalagens automáticas de alimentos e produtos industriais; Produtos térmicos (ex.: garrafas); Frascos para cosméticos, medicamentos e alimentos; Mangueiras; “Stretch film” (plástico com grande flexibilidade e transparente para embalagens rápidas).