Homopolímero termoplástico derivado do estireno.
É transformado em processos de moldagem por injeção, sopro, termoformação, laminados, modificados com cargas minerais e fibras de vidro, adquirindo característica de plástico de engenharia.
PS Cristal: homopolímero amorfo, duro, com brilho e alto índice de refração. Pode receber aditivos lubrificantes para facilitar processamento. Usado em artigos de alto consumo, principalmente em descartáveis, como por exemplo, copos. PS de Alto Impacto: contém de 5 a 10% de elastômero (borracha), incorporado através de mistura mecânica ou diretamente no processo de polimerização através de enxerto na cadeia polimérica. Amplamente utilizado na fabricação de utensílios domésticos e brinquedos.
Fácil processamento por moldagem a quente; Alta flexibilidade e moldabilidade; Fácil coloração; Semelhança com o vidro; Elevada resistência química; Baixa densidade; Baixa absorção de umidade; Reciclável.
Utensílios descartáveis (copos, pratos, bandejas, etc.); Utensílios domésticos rígidos (transparentes ou não); Embalagens rígidas para CDs, potes de cosméticos, etc.; Corpo de canetas esferográficas, réguas, etc; Embalagens para produtos em geral; Lacres protetores; Brinquedos.